Salgueiro anuncia “crias” da escola para o comando da Bateria Furiosa - Portal do Samba

Últimas Postagens

Portal do Samba

Portal do Samba - Carnaval todo dia!

14/12/2018

Salgueiro anuncia “crias” da escola para o comando da Bateria Furiosa

Foto: Alex Nunes

Guilherme e Gustavo substituem Marcão
O GRES Acadêmicos do Salgueiro já tem substituto para o comando da bateria Furiosa. Com a saída de mestre Marcão, que se desligou da escola esta tarde, o presidente André Vaz resolveu apostar em nomes da própria escola, mantendo a premissa da campanha de priorizar as raízes da vermelha e branca. A partir de agora, a bateria nota 40, uma das mais consistentes e famosas do Carnaval carioca, estará sob o comando dos irmãos Guilherme e Gustavo, diretores do segmento e “crias” da casa.
Nascidos na Rua Silva Telles, onde fica a sede da Academia do Samba, os jovens irmãos desenvolvem um trabalho de mais de 10 anos dentro da escola. Formados em música pela escola Vila Lobos, os irmãos são afinados no discurso.
- Jamais cogitamos a ideia de um dia assumir o comando da Furiosa, mas entendemos que esta é uma oportunidade que o presidente está nos dando a qual vamos abraçar. A única coisa que podemos garantir neste momento é muito empenho e dedicação, além de estarmos certos de que o trabalho será continuado. Eu mesmo estou vivendo, pela segunda vez, esta situação de mudança, já que cheguei à bateria da escola-mãe em um momento onde o Louro estava saindo e o Marcão assumindo, diz Guilherme.
A história dos irmãos, como a de muitos destaques da escola e do Carnaval carioca, também teve início na escola mirim onde desfilaram como ritmistas e também foram diretores. Gustavo chegou a comandar a bateria da Aprendizes até cumprir 18 anos, quando passou a ritmista e posteriormente a diretor.
Os irmãos e agora mestres da Furiosa, também exercem a musicalidade fora do Carnaval. Percussionistas de mão cheia, já integraram as equipes de cantores e grupos como Fundo de Quintal, Clareou, Dudu Nobre e Ludmila. Além disso, o talento já rompeu as fronteiras chegando aos Estados Unidos onde ambos desenvolvem, há três anos, um trabalho na escola de música Frederic Douglas, no Harlem, região conhecida por ser um grande centro cultural afro-americano.
Sobre a responsabilidade em comandar a Furiosa, Gustavo acrescenta:
- Muitas pessoas, não só no Carnaval também em outros setores, às vezes têm dificuldade em apostar no novo, mas a gente tem provas de que isto pode funcionar, principalmente se estamos falando de oportunidades dadas a profissionais que já integram a escola. A renovação é necessária e, nos últimos anos, temos visto que as pratas da casa vêm se mostrando grandes revelações para a festa. Temos muitos exemplos por aí, o Lollo, nosso amigo é um deles. Vamos em frente porque o que queremos é ver nossa escola no topo, finaliza Gustavo.

Em 2019, o Salgueiro será a quarta agremiação a desfilar no domingo de Carnaval, 03 de março. O enredo “Xangô”, está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário