carnaval 2017

CONHEÇA O ENREDO DA MANGUEIRA PARA O CARNAVAL 2017



"Só com a ajuda do santo" é o título do enredo da Mangueira para o carnaval 2017. Ao contrário do que foi anunciado por um site no último sábado 01, a Mangueira não falará sobre "Pajubá" ou linguas oriundas do candomblé. O carnavalesco Leandro vieira usou sua conta no Facebook para explicar o enredo. Confira:

O enredo que proponho para a Estação Primeira em 2017 faz parte da minha obsessão pessoal com a cultura brasileira. De falar do Brasil, de colocar a cultura e a estética eminentemente brasileira no foco da minha produção artística. Enquanto tema, tem a ver com a forma particular com que o brasileiro lida com a religiosidade. É a religião "à moda brasileira". O catolicismo "moreno". O santo de casa. A intimidade com a santidade. A prece seguida da promessa. A barganha. A festa para o santo. O santo que é orixá. O sacro e o profano. O canto gregoriano “remixado” com o ponto de caboclo, boiadeiro e preto-velho. Um retrato “três por quatro” da devoção brasileira.
“SÓ COM A AJUDA DO SANTO” é um enredo que quer olhar para o Brasil, assim como fiz com “a menina de Oyá.” Em ambos, vive o Brasil que é a cara da verde e rosa, sendo os dois enredos pretexto para falar da cultura brasileira regional. É a Mangueira sendo Mangueira ao assumir seu papel de porta voz das coisas eminentemente populares. É o Brasil e a Mangueira em estado bruto.Um olhar pra dentro. O Brasil do detalhe, o olhar “micro” em detrimento do “macro.” Sem a internacionalização da cultura. Menos “Big Mac e Coca-Cola” mais “broa de milho e fruta colhida do pé.
Que a festa comece! E que todos os santos estejam conosco.
(LEANDRO VIEIRA - Julho de 2016)

Sobre Portal do Samba

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.