carnavalia

DEPARTAMENTOS CULTURAIS DEBATEM A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A MEMÓRIA DAS ESCOLAS DE SAMBA

POR VITOR MINATELI
Foto: Vitor Minateli

O encontro Nacional do Sambistas reuniu amantes do carnaval dos quatro cantos do país para debater melhorias e o futuro do carnaval. Sempre abordando um tema diferente, o Painel Acadêmico teve a missão de abrir a programação dos três dias da Feira Carnavalia levando a debate assuntos como a importância dos departamentos culturais para as escolas de samba.

O painel teve como convidados Luís Carlos Magalhães vice-presidente da Portela, e os diretores culturais Vinícius Natal representando a Vila Isabel e João Gustavo Melo do Salgueiro. Os temas mais debatidos foram a falta de conhecimento da própria comunidade nos assuntos relacionados a agremiação e a falta de estrutura e investimentos por parte das escolas.


"A pioneira neste assunto foi o Salgueiro, que vem fazendo este trabalho há cerca de 20 anos quando aproveitaram o "boom" da internet. Nosso trabalho foi de retroalimentação, e se disseminou  para outras escolas, fazendo assim uma rede de amigos, que trocaram experiências e nos impulsionaram com a sua colaboração", afirmou João Gustavo Melo do departamento cultural do Salgueiro.

Durante a mesa Vinicius Natal afirmou que sua fonte de  inspiração veio do contato que teve com Gustavo, diretor cultural do Salgueiro, e que a Vila Isabel está atualmente trabalhando para ter um espaço próprio, e reconheceu a necessidade de digitalizar e alocar os documentos num mesmo local. "É preciso vencer os preconceitos que ainda existem e passar a valorizar a importância da memoria". 

Já para Luís Carlos,  a solução de continuidade entre uma gestão e outra também é um ponto vital no que diz respeito a preservação da memória de uma escola de samba. "Precisamos homenagear a nossa história, e nossos baluartes. Preservar a memória ajuda a termos orgulho da nossa identidade".



Ficou claro para os presentes que é necessário preservar a Memoria de forma organizada e montar esquemas para dividir esta historia com a comunidade e os amigos do Samba. 





Sobre Portal do Samba

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.