carnaval 2017

Estácio de Sá: primeiro encontro com os compositores aconteceu nesta quarta

Foto : Dayse King


O primeiro encontro entre os carnavalescos Chico Spinosa e Tarcísio Zanon com os compositores do GRES Estácio de Sá, aconteceu na noite desta quarta-feira. Na ocasião, os artistas que assinam o enredo "É! O moleque desceu o São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio!", homenagem que será feita ao cantor e compositor Gonzaguinha, fizeram uma explanação aos poetas da vermelho e branco, sobre o que esperam para a obra que os componentes cantarão na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2017.

- Esperamos que vocês mergulhem no universo do Gonzaguinha da mesma maneira que nós fizemos. Ele foi um artista plural e a sua obra é vasta e diversificada justamente por conta dos diferentes momentos em que ele viveu. Sintam-se seduzidos, inspirem-se e deixem suas veias artísticas pulsarem, disse Spinosa.

Dividido em quatro setores, o enredo não é uma obra cronológica. A abordagem do tema passará pelo morro do São Carlos, local onde o artista viveu, o nordeste, terra Natal dele e de seu pai Gonzagão, a defesa pelas Diretas Já e a apoteose musical do cantor morto em um acidente automobilístico há 25 anos.

Sobre a disputa de sambas de enredo

Estão programadas três datas para tirar as dúvidas que venham a surgir para os compositores na composição de suas obras. O primeiro encontro acontece no dia 25 de maio sendo os seguintes agendados para os dias 01 e 08 de junho, caso haja necessidade. Os carnavalescos estarão disponíveis para atender aos compositores sempre a partir das 19h30.

A entrega dos sambas concorrentes acontecerá no dia 15 de junho, quarta-feira, com apresentação já no dia 17, sexta-feira, com a primeira eliminatória. Para participar, os compositores devem pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 50 reais para quem já faz parte da ala, e R$ 100 para quem não é integrante do grupo, além da entrega de 20 cópias impressas da letra do samba e 6 cds gravados. A direção da agremiação estará disponível para receber os concorrentes ao longo de todo o dia, encerrando as inscrições pontualmente às 22h do dia 15 de junho.

Já no fim da reunião com os compositores, o carnavalesco Chico Spinosa deixou mensagem à comunidade e segmentos que estiveram presentes ao encontro. 

- Gonzaguinha tinha razão ao dizer em uma de suas canções que começaria tudo outra vez se preciso fosse. Nós estamos aqui hoje, dando o pontapé para fazer exatamente isso: recomeçar. Estamos recomeçando a nossa luta, neste sonho de fazer um grande trabalho. Desejo a vocês que tenham sorte nesta disputa e que tenhamos um samba à altura do homenageado, igual ou melhor do que fizemos com São Jorge. Que o nosso desfile de 2017 fique marcado, como o deste ano,  pela competência desta escola e da comunidade do São Carlos.

A festa que vai eleger o hino oficial do GRES Estácio de Sá para 2017 está programada para o dia 9 de setembro, na quadra da agremiação. A escola vai desfilar pela Série A do Carnaval carioca, em busca do retorno ao Grupo Especial.

Confira o calendário:

25 de maio - tira-dúvidas
01 de junho - tira-dúvidas
08 de junho - tira-dúvidas
15 de junho - entrega de sambas
17 de junho - apresentação dos sambas na quadra com corte
09 de setembro - final de sambas



Sobre Portal do Samba

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.