Carnaval 2016

CARNAVALESCO LEANDRO VIEIRA RECEBE MEDALHA PEDRO ERNESTO NA CÂMARA MUNICIPAL DO RIO


Por Vitor Minateli 
Leandro Viera é homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro  
Reprodução: Sambarazzo Fotografo: Irapuã Jeferson
Na noite desta Terça-feira (01), o carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira Leandro Vieira, recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a principal comenda da Cidade Maravilhosa. Ao longo dos 30 anos em que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro funciona no Palácio Pedro Ernesto, foram criadas homenagens para que os vereadores, representantes da população carioca, pudessem agraciar àqueles que se destacaram na sociedade brasileira ou internacional.  O seu reconhecimento se deve ao magnifico trabalho realizado na Estação Primeira de Mangueira com o enredo Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oyá , que fez a verde e rosa levar o campeonato no carnaval deste ano.
Leandro Vieira recebendo a Medalha Pedro Ernesto
Reprodução: Sambarazzo Fotografo: Irapuã Jeferson

 A noite foi marcada pelas presenças do vereador Eduardo Moura. Os carnavalescos Renato Lage e Rosa Magalhães. O ex-presidente da Mangueira Álvaro Luiz Caetano e o atual, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira. A Bateria da verde e rosa e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael Rodrigues e Squel Jorgea, (casada com Leandro), também marcaram presença na cerimônia. 

Em exclusiva com o Portal do Samba, Leandro brincou e comentou sobre a medalha recebida.  "Tenho uma tendência natural a achar que eu não sou merecedor da comenda. Ganhar o Carnaval com a Mangueira foi uma surpresa grande e ser indicado para receber essa medalha foi uma surpresa ainda maior. De qualquer forma, toda espécie de reconhecimento é válida no sentido de que todo esforço deve ser valorizado. Essa medalha é também o reconhecimento do sacrifício dos meus pais para que eu tivesse acesso à escola, é também o reconhecimento do ensino público universitário, da oportunidade dada ao jovem e ao trabalho coletivo."
Perguntado qual a fórmula para se chegar a um resultado que fez emocionar e levantar as arquibancadas, Leandro brincou "Se existe fórmula não me deram. Meu trabalho é fruto da pesquisa, do estudo, do dia a dia. Sou refém de uma cobrança pessoal extrema que sempre me coloca numa condição de crítico ferrenho de tudo aquilo que faço. Essa cobrança me força a tentar fazer melhor. Me obriga a desconsiderar as primeiras idéias, me leva a crer que as coisas podem ser melhores. Talvez isso me atrapalhe, mas certamente, me ajuda."

Leandro Viera ao lado dos seus ídolos Rosa Magalhães e Renato Lage
Reprodução: Sambarazzo Fotografo: Irapuã Jeferson
Leandro  fez questão de convidar  Rosa Magalhães e Renato Lage, carnavalescos da São Clemente e do Salgueiro para compor a mesa. Pedimos para defini-los em uma única palavra, o artista logo disparou: "Referência".

Durante a Cerimonia Renato brincou "Me sinto desafiado e com fôlego de garoto para disputar com ele"


Durante a entrevista quando perguntado sobre o que representaria a vitória, o Leandro respondeu:  "representa a vitória do sacrifício. A vitória dos desacreditados. A vitória do coletivo. E principalmente a vitória da coragem", revelou. "Sou o mesmo sem tirar nem por. Nada mudou. Sigo olhando para o meu papel da mesma forma: sou um aprendiz que busca aprimorar no dia a dia aquilo que tenho como ofício"

Entenda sobre a historia da Medalha de Mérito Pedro Ernesto

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto. Uma presa ao colar, e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca que são as cores da bandeira da cidade.
















Sobre Portal do Samba

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.