Agenda

O Globo realiza a festa de entrega do Prêmio Estandarte de Ouro. Confira os premiados!

 As escolas vencedoras receberão o prêmio em cerimônia que acontece neste sábado na Cidade do Samba

Foto: Fabiano Santos
A grande festa de entrega do prêmio Estandarte de Ouro – considerado o “Oscar do Carnaval” pela comunidade do samba carioca – será neste sábado, dia 20 de fevereiro, e fará uma homenagem especial aos 100 anos do samba. A 45ª edição da festa celebrará os melhores da Sapucaí em 2016, com a entrega do troféu aos destaques do Grupo Especial e do Grupo de Acesso. Pelo segundo carnaval consecutivo, a premiação será na Cidade do Samba, com um mini desfile da Estação Primeira de Mangueira, que conquistou o troféu de melhor escola, a principal das 17 categorias homenageadas.

Há mais de 40 anos, um júri eclético escolhe os melhores do carnaval carioca, consagrando passistas, mestres-salas, puxadores, baterias, porta-bandeiras e todos aqueles que fazem acontecer a maior festa do planeta. O prêmio do jornal O Globo, que este ano conta com a parceria do jornal Extra e da revista Quem, é apresentado pela Prefeitura do Rio, Rio Tur e Visit.Rio, com patrocínio de Banco do Brasil e SKY, apoio de Prezunic, Barra Shopping, Itaipava e Perrier assinam como cerveja e água oficial, respectivamente.

O júri do Estandarte de Ouro é composto por um grupo de jornalistas, pesquisadores, escritores e profissionais que já fizeram história na folia. O coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus voltou ao prêmio este ano. Na organização do evento desde a primeira edição, o jornalista Argeu Affonso preside o júri, que tem ainda outros quatro jornalistas: Aloy Jupiara, Leonardo Bruno e Marcelo de Mello, além do também empresário Bruno Chateaubriand. Completam o time os bambas Felipe Ferreira, Haroldo Costa, Luís Filipe de Lima, Maria Augusta, Mestre Odilon e Rachel Valença.

A principal diferença do Estandarte de Ouro em relação aos outros prêmios de carnaval é a reunião dos jurados, que é realizada na sede do Globo com clima descontraído. O júri não vota simplesmente em seus preferidos. Após a maratona de desfiles, há um debate em que todos expõem sua visão do que passou na Avenida. Neste momento, alguns podem ser convencidos de outro ponto de vista.

O resultado da avaliação foi divulgado em duas etapas. Os vencedores de melhor escola e melhor samba do Grupo de Acesso foram conhecidos logo após os desfiles do sábado, 6 de fevereiro. Já na terça-feira, 9, foram anunciados os ganhadores dos 15 prêmios do Grupo Especial (lista completa abaixo).

A cerimônia deste ano contará com a apresentação da jornalista Ana Paula Araújo e do radialista Antônio Carlos. A direção artística do evento é de Gustavo Gasparani. Haverá uma apresentação especial do espetáculo “SamBRA, o musical – 100 anos de Samba” em versão reduzida. Assistido por mais de 40 mil pessoas em todo o país, o musical foi atração do palco principal do último Réveillon de Copacabana.

No mesmo dia, acontece uma homenagem à Vilma Nascimento, da Portela. A porta-bandeira, que mudou a forma de dançar nos desfiles, foi escolhida pelos leitores a Cidadã Samba Extra 2016. Em disputa acirrada com candidatos das outras 11 escolas do Grupo Especial, o “Cisne da Passarela”, como é conhecida, foi eleita com 27% dos votos. No ano passado deu Tia Surica, também da Portela, que neste ano entrega a faixa à Vilma. O prêmio Cidadão Samba Extra é realizado pelo jornal desde 2013.


Vencedores do Estandarte de Ouro 2016

Melhor Escola: Mangueira
Melhor Comissão de Frente: Salgueiro
Melhor Mestre-sala: Phelipe Lemos, Vila Isabel
Melhor Porta-bandeira: Marcella Alves, Salgueiro
Melhor Samba-Enredo: Portela
Melhor Puxador: Ito Melodia, União da Ilha
Melhor Bateria: Beija-Flor
Melhor Passista masculino: Jonatan, São Clemente
Melhor Passista feminina: Amanda Matos, Mangueira
Revelação: Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira
Personalidade: Monarco, Portela
Melhor Enredo: Salgueiro
Melhor Ala: “Cariocas são dourados”, União da Ilha
Melhor Ala das Baianas: Estácio de Sá
Melhor Ala das Passistas: Vila Isabel
Melhor Escola do Grupo de Acesso: Império Serrano
Melhor Samba-Enredo do Grupo de Acesso: Unidos do Viradouro


Serviço:
PRÊMIO ESTANDARTE DE OURO 2016
Local: Cidade do Samba – Rua Rivadávia Correia, 60 – Gamboa – Rio de Janeiro/RJ
Data: 20 de fevereiro
Horário: Abertura – 19h30. Inicio 21h.
Apresentação: Ana Paula Araújo e Antonio Carlos
Entrada: Apenas para convidados.


Sobre Portal do Samba

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.