Carnaval 2016

NOSSOS ARTISTAS - CARLINHOS SALGUEIRO UM FURACÃO NA SAPUCAÍ

Por Alexandre Alcântara
Carlinhos no ensaio técnico do Salgueiro para o carnaval 2016
Foto: Fabiano Santos


Ele passa arrasando na Sapucaí, e não há um olhar que não se atente ao seu gingado, sua forma de sambar e de fazer carnaval.  Ele já foi passista, destaque de chão e de alegoria, hoje é responsável pela ala de passistas mais famosa do carnaval carioca. O nome dele é Carlos Borges, conhecido popularmente como Carlinhos Salgueiro.

Nasce uma estrela.

Além de brilhar no maior espetáculo da terra, Carlinhos se divide entre outras atividades dentro da academia do samba, onde é responsável por boa parte das coreografias que a agremiação leva para a avenida no seu desfile.

-  Tive uma carreira pequena de passista, mas sempre trabalhei com o samba. Fui passista por 6 anos, depois virei diretor onde realizei apenas trabalhos coreográficos, depois voltei já a sambar como destaque e estou assim até hoje: Diretor coreógrafo. Amo trabalhar para o Salgueiro, não me vejo fora da agremiação, contou.

 Carlinhos interpreta madame Satã no desfile do Salgueiro em 2011
Foto: Elisangela Leite/ Riotur

Vivendo na pele diversos personagens na Sapucaí, o papel que mais lhe marcou e deu destaque na passarela do samba, foi em 2011 quando encarnou Madame Satã, transformista brasileiro e figura emblemática da vida noturna carioca na primeira metade do século XX.

- Sempre tive muita sorte com os carnavalescos que trabalhei, em especial o Renato, contou referindo-se ao atual carnavalesco do Salgueiro. Entre todos os personagens que vivi, ele me deu um presente, a Madame Satã. Foi inesquecível poder viver por um dia na pele dessa figura.

Do Rio para o Mundo.

Longe da Sapucaí o trabalho de Carlinhos se estende durante todo o decorrer do ano. Um dos trabalhos de maior sucesso do artista é o projeto"Samba no Pé" que tem a missão de transformar meninas e meninos em estrelas da dança. O projeto que começou na quadra do Salgueiro, rapidamente fez sucesso e rompeu fronteiras tomando o conhecimento do Consulado da Suécia, nascia aí uma nova estrela internacional.

- Fiz o Brazilian Day na Suécia e surgiu o convite de uma empresária para que eu fizesse uma turnê pela Europa. Ela já conhecia meu trabalho pelos vídeos que posto nas redes sociais, não pensei duas vezes, aceitei o convite arrumei minhas malas e parti.

Fora do país a história de Carlinhos não foi diferente, com o árduo trabalho logo veio o sucesso, e o bailarino conquistou a Europa.




O artista é nosso!

Chegou o carnaval, e Carlinhos está de volta, para dar vida a ilustres personagens que estão guardados na nossa memória ou esquecidos na prateleira dentro de um livro empoeirado. Desta vez o nosso bailarino vai brilhar em solo brasileiro e encantar a nossa gente, afinal ele é um furacão na avenida e na vida, ele é Carlinhos e tem por sobrenome Salgueiro.










Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.