Carnaval 2016

Estácio de Sá apresenta seu Departamento Cultural


Grupo montado por historiadores e pesquisadores resgatará acervo e memória fotográfica da escola

Sessenta anos de história que começarão a ser resgatados e catalogados com quem mais entende da Estácio: os estacianos. Nesse caminho, o trabalho do bibliotecário Claudio Rocha se uniu ao de Rachel Martins e Daxé Côrbo, na missão de estruturar o Departamento Cultural da primeira escola de samba do Brasil.

O convite, feito pela direção de Carnaval da vermelho e branco, possibilitará aos amantes do samba, do carnaval e da própria escola, conhecer mais sobre a história da agremiação. O novo responsável pelo Departamento Cultural da escola, diz que a proposta do grupo é fazer um trabalho com a participação da comunidade, membros da escola e principalmente a Velha Guarda, além do público em geral. Um trabalho de compartilhamento da memória institucional do GRES Estácio de Sá.

-  Todos que desejarem dividir com o mundo do samba o seu amor e suas histórias com a agremiação, agora terão um canal direto. Entraremos também com um canal de comunicação através de uma página oficial do Departamento Cultural da escola no facebook e um espaço no site oficial da escola. Quem desejar colaborar, pode nos enviar ideias, proposta, material (foto, links, livros, trabalhos monográficos etc.). Serão muito bem vindos! Basta nos mandar uma mensagem, diz Claudio.

Rachel Martins, é uma das fundadoras da Torcida Leões da Estácio. Desfilante desde 1999 e formada em Magistério, Rachel sempre atuou na vermelho e branco como componente e, ultimamente, como Harmonia de Ala.  

- Como tudo na vida é renovação, depois de um convite irrecusável, estou aqui para colaborar com esse novo projeto que é o Departamento Cultural, resgatando toda a História da escola e transformando em informação para todos. Afinal somos o Berço do Samba, diz Rachel.

Outra integrante do Departamento é  Daxé Côrbo. Membro da bateria do Mestre Chuvisco, ela tem uma relação com a escola muito forte: bisavô e avô pertenceram à família São Carlos. Sua paixão pelo Estácio começou desde pequena. Daxé é professora e pedagoga e seu currículo inclui também, Gestão em Eventos Carnavalescos.

O primeiro encontro entre o Departamento Cultural da Estácio com os segmentos da escola está marcado para o próximo sábado, 18, às 15h, na quadra da escola. Na ocasião, o trio se reunirá com a Velha Guarda do Berço do Samba para apresentar o projeto. Amantes do samba e da Estácio de Sá que queiram participar do projeto, podem enviar email para gresestaciodesacultural@gmail.com
Ações para o mês de agosto, quando se celebrariam os 110 anos de Ismael Silva, já estão sendo pensadas pelo grupo. Em 2016, a Estácio de Sá estará no Grupo Especial, abrindo os desfiles da elite do carnaval carioca, apresentando o enredo “Salve Jorge! O guerreiro na fé”, que está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Chico Spinosa, Amauri Santos e Tarcísio Zanon.

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.