Agenda

Aluísio Machado é o homenageado do próximo Botequim do Império


Baluarte terá sua biografia lançada durante roda de samba

FOTO: DIEGO MENDES

No próximo sábado, 1 de agosto, é dia de exaltar a raiz do samba. O Império Serrano realiza mais um tradicional Botequim do Império, a partir das 18 horas, na quadra do Glorioso e desta vez com um detalhe pra lá de especial.

Aluísio Machado, baluarte Imperiano, autor de pérolas Imperianas como "Bum Bum Paticumbum Prugurundum" e "Mãe, Baiana Mãe", e que até hoje segue na ativa (compôs um samba com Arlindo Cruz, que está concorrendo no concurso do Império Serrano) será o grande homenageado do dia e irá lançar seu mais recente sucesso, e não estamos falando de música, e sim do seu livro “Aluísio Machado sambista de fato, rebelde por direito”, que conta toda a história de vida do sambista, inclusive durante o tempo da ditadura. O livro, escrito por Luiz Ricardo Leitão marca a estreia da série Acervo Universitário do Samba, co-edição DECULT-UERJ e Outras Expressões.

O volume incluiu um CD dirigido pela maestrina Ilana Linhales, com oito canções do compositor, sendo sete delas inéditas (a única já gravada é “Sambista de Fato”, escrita com Acyr Marques). O disco celebra os 40 anos do primeiro LP do artista “Apesar dos pesares”, lançado em 1975, e foi gravado com jovens músicos universitários e membros do projeto Ah!Banda.

O livro-CD é fruto de uma rica pesquisa sobre a vida e a obra de Alúsio Machado, sambista agraciado seis vezes com prêmio Estandarte de Ouro.

Com muita cerveja gelada, gente bonita, samba de raiz e samba enredo, o evento, realizado todos os sábados do mês com entrada franca – com exceção do terceiro, quando é realizada a feijoada -, promete agitar a quadra do Glorioso. O samba ficará por conta do grupo Voz Ativa e participação do cantor KK Salgueirinho e lógico, canja de ALUISIO MACHADO.


FOTOS: DIEGO MENDES

Serviço:
Botequim do Império – Homenagem a Aluísio Machado
Data: 1 de agosto
Horário: A partir das 18h
Local: Quadra – Av. Ministro Edgard Romero 114 – Madureira
Entrada Franca
Classificação Livre
Informações: (21) 3124-3745

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.