Carnaval 2016

VIRADOURO ENTREGA SINOPSE AOS COMPOSITORES

Carnavalesco pede aos compositores muito amor e poesia na composição do hino.



Na noite da ultima segunda-feira, 15 de junho, a direção da Unidos do Viradouro se reuniu com a ala de compositores para realizar a explanação e entrega de sua  sinopse para o carnaval 2016.

 Durante o encontro, o carnavalesco Max Lopes e o cantor e compositor Altay Veloso, conversaram com os poetas da vermelho e branco de Niterói sobre o enredo que contará a história do Alabê de Jerusalém.

- O Alabê é uma história linda, riquíssima em detalhes. Foram 25 anos de trabalho na construção dessa obra e tenho certeza de que a Unidos do Viradouro levará um grande samba para avenida – afirmou Altay Veloso, idealizador da obra. 

 O carnavalesco Max Lopes pediu aos compositores muita dedicação e sentimento na composição do hino.

- Acredito que temos um dos melhores enredos do carnaval carioca de todos os tempos, e nosso desafio é fazer um samba que esteja à altura dessa obra maravilhosa. Peço que vocês coloquem sentimento, poesia e muita garra. É isso que esse enredo pede, é isso que essa escola precisa - disse o carnavalesco aos compositores presentes.

Além dos poetas da escola, um número expressivo de compositores de fora da ala participou da explanação e entrega da sinopse.  

- Nossa expectativa em relação ao número de inscritos é grande. Em 2014, com o enredo sobre Niterói, tivemos 24 obras inscritas, acredito que iremos superar esse número – falou Paulo César Portugal, presidente da ala de compositores.

O diretor de carnaval Wilsinho Alves, aproveitou a oportunidade e anunciou o calendário da disputa.

- A partir do dia 19 de julho, daremos início ao concurso. Faremos nossas eliminatórias aos domingos, com exceção de nossa final que foi marcada para o dia 29 de agosto, um sábado. A Viradouro sempre realizou suas finais aos sábados e não poderíamos mudar isso.   Até lá, tenho certeza que teremos grandes sambas na disputa – afirmou Wilsinho.

Ainda de acordo com o diretor de carnaval, os compositores poderão tirar as dúvidas no dia 06 de julho. O carnavalesco Max Lopes estará na quadra da escola a partir das 20h e atenderá as parcerias por ordem de chegada.  Já no dia 16 de julho, os compositores devem entregar suas obras na quadra da escola. Não há cobrança de taxa. A única exigência é que as parcerias entreguem os sambas em CD ( pelo menos 2 cópias) e as letras impressas. 

A vermelha e branca de Niterói contará o enredo ‘O Alabê de Jerusalém, A Saga de Ogundana, que será desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes. O enredo, baseado na obra do cantor e compositor Altay Veloso, conta a história de Ogundana, um homem nascido há dois mil anos no antigo Daomé. 
 Aos 12 anos de idade, ele foge de sua tribo e parte em direção ao norte da África. Passa por várias nações até que com 30 chega em Cesaréia onde conhece o grande amor de sua vida, uma mulher judia da comunidade essênia chamada Judith. Um dia Judith o convida a ir à Galiléia visitar uma amiga e lá Ogundana conhece Jesus Cristo e se encanta ao ouvir o Sermão da Montanha. Daí em diante, apaixonado pelos ensinamentos do Mestre, acompanha Seus passos até a crucificação. Hoje, mais de 2.000 anos depois, o africano de Daomé, é uma entidade espiritual chamada o Alabê de Jerusalém que volta à Terra para contar sua história.

 No carnaval de 2016, a Unidos do Viradouro será a quinta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de carnaval, na busca pelo campeonato e o retorno à elite do carnaval carioca.

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.