Matérias Especiais

CARNAVALIA - CAHÊ RODRIGUES FALA SOBRE MOMENTOS DE SUPERAÇÃO NO RELANÇAMENTO DO SEU LIVRO

FOTO: ALEXANDRE ALCANTARA
Cahê Rodrigues, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense está relançando  seu livro durante a Feira Carnavália  Sambacon. No livro " Eu acreditei. E você?"
Cahê conta como superou o incêndio que atingiu o barracão da Grande Rio ás vésperas do carnaval de 2011.
Como começar do zero todo o projeto de um desfile a exatos 23 dias do carnaval? 
Cahê conversou com o PORTAL DO SAMBA RJ sobre os três pontos fundamentais do livro: otimismo, superação e fé. Confira!

Quando surgiu a ideia de de lançar um livro contando a história da tragédia ocorrida na Cidade do Samba ás vésperas do carnaval de 2011?


Após o carnaval  de 2011 comecei a dar palestras sobre superação, e foi o que me motivou a escrever o livro. As pessoas perguntavam se eu tinha a palestra em DVD, então decidi escrever e relatar passo a passo o ocorrido. Percebi que era preciso registrar aquele momento, e para contar tudo isso, nada melhor do que alguém que tenha vivido de perto. Só quem estava trabalhando dentro do barracão sabe de fato como foi passar por esse momento terrível e superá-lo.

Em algum momento você sentiu receio de que o livro fosse visto como uma tentativa de comercializar um momento triste na história da agremiação?


Em nenhum momento minha intenção foi me promover. Quando lancei o livro eu já estava fora da escola, mas recebi todo apoio dos presidentes, que também acharam muito importante que esse momento fosse guardado. Isso é um registro de uma história que eu vivi, pois nem eu acreditava que poderíamos reconstruir tudo, é uma história que é minha e faz parte da Grande Rio.

Em algum momento no livro você destaca o que foi crucial para a reconstrução do carnaval em 23 dias?

No livro entre tantas histórias barbaras de mobilização, destaco a história de uma advogada que soube do que estava acontecendo pela tv e deixou seus problemas em casa e foi até o barracão nos ajudar. A ajuda maior foi a motivação das pessoas que chegavam interessadas em se doar, ajudar na reconstrução do projeto. Uma verdadeira movimentação de amor.

Qual a principal mensagem deixada pelo livro? 


A mensagem é de que nada é impossível, tudo se torna possível a partir do momento em que acreditamos e unimos nossas forças em prol do amor. Essa é uma história de quatro pilares: superação, otimismo, amor e fé.

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.