Carnaval 2015

Sambistas brasileiros conquistam a Argentina

                                       FOTO: GABRIELA FERREIRA

Começou a folia brasileira na Argentina. No primeiro dia de apresentações do evento Carnaval de Río en San Luis, os 1500 sambistas vindos do Rio de Janeiro encantaram o público  que lotou o Sambódromo de Potrero de los Funes. Divididos em duas escolas brasileiras e embalados pelas baterias da Grande Rio e da Beija-Flor, componentes de 22 escolas de samba cariocas, cantaram os “hinos” preparados especialmente para a festa na Argentina. Paródias de sambas eternizados em antigos Carnavais cariocas, cantadas por um time peso-pesado  formado por Thayan Mina, Clayton Reis, Thiago Brito e Clóvis Pê no carro de som, os foliões conquistaram a plateia formada por turistas vindos de todas as partes da Argentina.

Encantados com a festa brasileira na província argentina, turistas interagiram com os componentes das diferentes escolas. Vindos de Córdoba, o casal Jorge e Adriana, acompanham o evento desde a primeira edição.

“Participamos dessa festa todos os anos e está cada vez melhor. Estamos impressionados com as fantasias e com as baianas. Quando elas giram não há nada mais bonito! Temos que aplaudir essa alegria e a iniciativa de fazer essa união de cultura porque o samba é lindo, é fenomenal”, disse o comerciante, que estava acompanhado da esposa e dois filhos.

Pela primeira vez assistindo ao evento, Pilar Ortega não tirava os olhos das fantasias. Curiosa, a moradora de Buenos Aires sentiu falta de um folheto de informações.

“É tudo muito lindo. Queria saber como conseguem fazer essas fantasias tão grandiosas e trazer do Rio de Janeiro até aqui”, dizia a foliã encantada com as fantasias da Unidos de Padre Miguel e São Clemente.

O projeto da Gangazumba, do ator Antônio Pitanga, e que tem como parceiras a Amebras e a AMI7, está em sua sexta edição e conta com uma estrutura que, a cada ano cresce em ousadia e números. Com a presença da rainha Viviane Araújo à frente de uma das baterias, e da Corte do Carnaval carioca, a festa envolve uma equipe de aproximadamente 200 pessoas entre brasileiros e argentinos, envolvidos com a produção. Para dar total suporte aos sambistas, a AMI7, responsável pela produção e logística da festa, coloca tendas de alimentação montadas na concentração e na dispersão para garantir a comodidade dos artistas antes, durante e após o desfile. Além disso há um posto médico equipado com todos os aparatos necessários para atendimentos desde os mais simples, até o caso de pequenas cirurgias. Em decorrência das baixas temperaturas, uma tenda de aquecimento  também foi preparada para atender os sambistas que tenham algum problema por conta do frio.

Trabalho incansável para o sucesso do evento é o segredo

Um trabalho que começa meses antes do Carnaval , garante o sucesso da festa em San Luis. Ao longo de todo o ano, as equipes da Amebras e da AMI7, trabalham visando ao êxito do Carnaval. Contatos com presidentes de escola de samba, escolha dos figurinos que serão apresentados e a organização para o traslado dos grandes artistas da festa, são apenas algumas das responsabilidades da AMI7. Incansáveis no propósito de fazer um espetáculo melhor a cada ano, a equipe da produção prima por garantir o bem-estar e a comodidade dos sambistas que viajam 55 horas para a festa cultural.

“Fazemos questão de acompanhar tudo, desde o início até o momento em que nossos artistas embarcam de volta ao Brasil. Fazemos uma inspeção prévia em todos os locais que abrigarão os componentes e, quando eles chegam, fazemos questão de recepcioná-los. Após acomodá-los, é de praxe visitar todos esses locais, no dia seguinte, para saber se tudo está correndo bem e se estão precisando de algo. É uma maneira de mostrar o valor que todos têm para que o espetáculo seja um sucesso. Essa é uma festa do povo e para o povo”, diz Amaury Wanzeler, da AMI7.

O espetáculo continua neste domingo, a partir das 20h30. As duas escolas formadas por sambistas brasileiros além das Sierras del Carnaval, primeira escola de samba da província formada apenas por argentinos e coordenada por profissionais brasileiros, preparam mais um show de samba na terra do tango.

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.