Carnaval 2015

Profissionais do Carnaval vestem a fantasia da folia na Argentina

FOTO: GABRIELA FERREIRA
A festa não para na Argentina. Na segunda noite de desfiles no Sambódromo de Potrero de los Funes, o grande destaque foram os artistas-sambistas de diferentes agremiações cariocas. Viajando 55 horas para o espetáculo de três dias na província de San Luis, profissionais que atuam em diferentes áreas do mundo do samba, trocaram de função e vestiram a fantasia para cair na folia em solo argentino. Incorporando o espírito carnavalesco, assessores de imprensa, jornalistas, mestres-sala e intérpretes se fizeram simples  foliões para as apresentações do Carnaval de Río en San Luis.

FOTO: GABRIELA FERREIRA
Cinegrafista dos mais conceituados no Rio de Janeiro, Rodney Figueiredo deixou a câmera de lado e colocou a fantasia de Unidos de Padre Miguel para sambar.  O casal da vermelho e branco, Vinícius Pacheco e Jéssica Ferreira, também deixou o peso da fantasia de lado e mostrou samba no pé. Misturado entre os foliões da ala que também trouxe o fotógrafo Irapuã Jefferson, Rodney falou sobre a experiência de participar mais um ano da festa.

“Este espetáculo é mágico. Conheço muitos profissionais que fazem desta festa um momento para extravasar e descansar da maratona que compreende o período de Carnaval no Rio de Janeiro. Já participei em outras edições e, se houver oportunidade nas próximas, volto de novo”, disse o cinegrafista.

FOTO: GABRIELA FERREIRA
Colocando para fora a veia de passista, os mestres-sala Rodrigo França e Thiago Mendonça, trocaram os pavilhões da União da Ilha e Renascer, para sambar nas escolas do coração. Eduardo Senra, jornalista, e Mônica Marinho, assessora de imprensa,  também aproveitaram o período da folia na Argentina, para sambar. Eduardo deu show de samba no pé como passista da comitiva da Portela, enquanto Mônica, assessora de imprensa da Viradouro, deixou a responsabilidade de lado para sambar na Argentina.

“Trabalhamos duro o ano inteiro e precisamos, de alguma forma, relaxar. Nada melhor que usar esses breves momentos fazendo o que gostamos mais : sambar”, disse Eduardo.

Promovendo o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina, o Carnaval de Río en San Luis, é um evento da Gangazumba, empresa do ator Antônio Pitanga. Em sua sexta edição, a folia fora de época, tem na Amebras e na AMI7, braços fortes que culminaram com a formação da primeira escola de samba totalmente Argentina. Coordenada por profissionais brasileiros, a Sierras del Carnaval se apresenta nas três noites, trazendo o resultado do trabalho social de capacitação profissional como uma das grandes atrações. 

Aclamados pelo público de aproximadamente 20 mil pessoas que ocuparam as dependências do autódromo de Potrero de los Funes, os 1500 sambistas-artistas contratados pela AMI7 através das principais agremiações do Carnaval carioca, deram mais um show na segunda noite de desfiles. 

Festa na Argentina também é vitrine para o Rio

Animados e encantados com a apresentação dos componentes brasileiros, turistas vindos de diferentes regiões da Argentina e do Uruguai, já planejam visitar o Rio de Janeiro durante o Carnaval de 2016.

- Viemos do Uruguai para assistir a este espetáculo maravilhoso. Já visitei o Rio, mas nunca durante o Carnaval. Depois de assistir toda essa maravilha, já estou pensando em cair no samba também”, disse uma turista uruguaia, encantada com a passagem das passistas. 

O evento em San Luis atrai turistas de toda a Argentina, como os que chegaram de Ushuaia, capital da Patagônia, no extremo sul do país. Felizes com a presença dos brasileiros na festa, cartazes com mensagens de boas-vindas e demonstrações de amor ao Carnaval foram a sensação da segunda noite de apresentações. Dos 8 aos 80 anos, o público que prestigiou mais uma noite de festa usou o slogan da província para resumir o sentimento que a população tem com a festa brasileira na Argentina: “ San Luis inspira e o Carnaval de Río também”, disse Magdalena Ortega, correspondente de um dos principais veículos de comunicação da cidade.

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.