Carnaval 2015

Em terras argentinas, escolas do Rio se preparam para o Carnaval em SanLuis

                             
FOTO: GABRIELA FERREIRA/ AMI7
Ensaio técnico aconteceu nesta sexta

Está chegando a hora para a grande festa brasileira na Argentina. O Carnaval de Río em San Luis, que acontece neste fim de semana na província localizada no centro-oeste do país, já está em contagem regressiva para o encontro entre as culturas dos dois países.

Realizado há seis anos, o  projeto ousado da produtora Gangazumba, com o apoio das empresas brasileiras AMI7 e Amebras, o evento movimenta o turismo e a economia na província e arredores, em um raio de 200 km. Com ingressos 100% vendidos e lotação esgotada em hotéis e pousadas da região,  a folia fora de época terá como palco o autódromo de Potrero de los Funes. Totalmente adaptado com camarotes e frisas para receber a plateia, o Sambódromo está pronto para o espetáculo de três dias, onde 1500 sambistas brasileiros se juntarão aos componentes da “Sierras del Carnaval”, uma escola local, em uma confraternização onde o samba é o grande astro.

O interesse dos locais pelo desfile é tão grande, que a Sierras del Carnaval, realizou na noite de sexta, um ensaio técnico levando todos os seus componentes.  Apesar do frio de 10 graus, a pista do “Sambódromo”, foi aquecida pelo samba no pé que já está se tornando febre entre os hermanos de San Luis. A escola, primeira da região e formada por argentinos amantes do samba, é um bom retrato de como o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina vem dando frutos positivos. Unidos pelo amor ao samba, os integrantes da escola de samba argentina são coordenados  por profissionais brasileiros. 

“É muito importante ressaltar esse trabalho que é feito em conjunto com a Amebras e a Gangazumba. Através do trabalho de capacitação profissional feito pela Amebras, temos hoje, uma escola de samba coordenada por brasileiros, mas que opera com mão de obra local. São eles quem confeccionam suas fantasias e o fazem com orgulho.  O trabalho que realizamos aqui envolve uma pesquisa que começa meses antes da festa e uma dedicação em trazer o que há de melhor no Carnaval carioca para o público que vem a San Luis. Organizar uma logística que envolve quase duas mil pessoas não é fácil, mas estamos prontos para realizá-la porque há uma equipe comprometida com o sucesso do samba e do Carnaval”, diz Elmo José dos Santos, um dos representantes da AMI7.

Villa Mercedes recebe sambistas com festa
Divididos e alocados em diferentes pontos da região onde será realizado o evento, os sambistas que estão em Villa Mercedes, distante 100km do centro de San Luis, foram recepcionados com um jantar preparado especialmente para os integrantes que se acomodarão ali. Preparado pela equipe, o jantar para 650 pessoas, reuniu Porto da Pedra, Viradouro, passistas, bateria da Grande Rio, baianas da Estácio, que usaram o momento para confraternizar.

“Encaramos 55 horas de ônibus mas estamos cheios de energia para o Carnaval de San Luis. O verdadeiro sambista é incansável e temos que pensar que não é só festa, estamos representando duas bandeiras aqui na Argentina: a do nosso país e o nosso pavilhão, que é sagrado. Não queremos e nem podemos fazer feio. Além disso, se pensarmos bem, somente loucos – no bom sentido – se atreveriam a trazer tantas pessoas, e recebê-las como se fossem velhos conhecidos em sua casa. Estamos nos sentindo valorizados como artistas, e temos que realizar um grande show para todo o público que está nos esperando. Estou ansioso para pisar na Passarela do Samba da Argentina”, disse Irapuã Jeferson, da comitiva da Unidos de Padre Miguel, vice-campeã da Série A e que se apresentará pela primeira vez na festa.

O Carnaval de Río en San Luis é considerado a maior movimentação cultural além-fronteira. São 1500 sambistas, representando 22 agremiações do Rio de Janeiro, sendo 12 do Grupo Especial e mais 9 da Série A do Carnaval carioca, que se apresentam nos três dias de folia. A organização e logística do evento ficam a cargo da AMI7.  

Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.