Desfiles Memoráveis

DESFILES MEMORAVEIS - SALGUEIRO 1975 - O SEGREDO DAS MINAS DO REI SALOMÃO

Por Alexandre Alcântara

 Uma das séries de maior sucesso do PORTAL DO SAMBA está de volta. "DESFILES MEMORÁVEIS" nos fará reviver e redescobrir os carnavais que marcaram  história na era pré e pós sambódromo


SALGUEIRO 1975 - O SEGREDO DAS MINAS DO REI SALOMÃO



ARQUIVO/GLOBO

A Avenida Antônio Carlos localizada no centro da cidade, recebia os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, naquela época ainda não existia o sambódromo, e a maratona de desfiles eram bem diferentes das que acompanhamos hoje. As escolas de samba desfilavam todas no mesmo dia, a maratona começava as 18h do domingo e terminava somente na manhã de segunda, e não tinha interrupção.

ARQUIVO/GLOBO
Naquele Carnaval desfilaram Unidos de Lucas, União da Ilha do Governador, Vila Isabel, Unidos de São Carlos, Mocidade, Portela, Mangueira, Em Cima da Hora, Império Serrano, Salgueiro, Imperatriz e Beija-Flor. A sabedoria, o poder e as riquezas do Rei Salomão marcaram o carnaval daquele ano. Em um  desfile suntuoso o Acadêmicos do Salgueiro levou para a avenida Antônio Carlos,um carnaval impecável que lhe rendeu o título de campeã.

ARQUIVO/GLOBO


Proposto por Joãozinho Trinta, carnavalesco do Salgueiro na época, "O Segredo das Minas do Rei Salomão" foi um enredo revolucionário, pois desde 1938, era completamente proibido uma escola de samba abordar enredo internacional. Além de lidar com o polêmico enredo, o carnavalesco teve que passar por outro desafio: a grave crise interna que a agremiação enfrentava. Sem quadra, e sem dinheiro para colocar o carnaval na rua, a criatividade foi a marca registrada no preparo do desfile. Para concretizar o seu trabalho, João foi obrigado a procurar sucatas em lixões. Do lixo nasceram belos camelos, pirâmides, tesouros e palácios. O lixo se vestiu de luxo, fazendo o desfile impecável no ponto de vista estético.

Décima escola a desfilar em 09 de fevereiro de 1975, domingo de carnaval, a vermelho e branco se sagrou campeã com 108 pontos. 

 CURIOSIDADES

Além de Joãozinho trinta, o Salgueiro trouxe em seu desfile outros nomes de peso do carnaval, um deles é Laíla, na época diretor de harmonia do Salgueiro.





Sobre Portal do Samba

Tecnologia do Blogger.