Salgueiro 1993 - "Peguei um ita no Norte"
Quem não se lembra?
Quem não se arrepia?
Quem não se emociona ao ouvir estes versos?
"Explode coração, na maior felicidade
É lindo meu Salgueiro
Contagiando e sacudindo esta cidade"
UM POUCO DE HISTÓRIA
No carnaval de 1993 o Salgueiro caminhava para seu 18° ano sem título. A escola atravessava graves crises políticas e, financeira.
Para 1993 a direção da escola manteve o carnavalesco do ano anterior, Mário Borrielo. O enredo pretendia mostrar na avenida a viagem de um imigrante, que, a bordo do navio Ita, deixa o porto de Belém, no Pará, passa por toda a costa do nordeste e sudeste do país, até chegar ao Rio de Janeiro, onde descobre a beleza da cidade, da passarela do samba e se emociona com o desfile do Salgueiro.

Foi inspirada na canção "Peguei um Ita no Norte" (1945) de Dorival Caymmi, que narra a viagem costeira a bordo do vapor "Itapé".


O inesquecível desfile foi desenvolvido pelo carnavalesco Mário Borriello.
O desfile de 1993 sagrou a academia do samba campeã do carnaval carioca.
Consagrado pelas arquibancadas antes mesmo de iniciar sua apresentação. Todos que estavam nos primeiros setores já aplaudiam e cantavam o samba da escola, que prometia contagiar toda a cidade. Um ânimo que se manifestou antes mesmo de os cronômetros serem disparados.

O público presente no sambódromo vibrava, com a passagem da vermelho e branca pela Sapucaí. A cada refrão cantado as arquibancadas iam ao delírio juntamente com os componentes da escola.
Além do título, a escola completava 40 anos de fundação e ganhou quatro Estandartes de Ouro, entre eles o de melhor escola.
ASSISTA O DESFILE COMPLETO -
Nenhum comentário:
Postar um comentário